Verão

 

27 de Junho de 2018

Chegou o verão. Chegou mesmo assim como se chega de comboio, num momento não estava cá e no momento seguinte estava completamente aqui.

O verão é a estação de que gosto mais, por  todas as grandes memórias de familia, mar e viagens mas, também a que gosto menos, por todo o seu calor. Felizmente as casas antigas, como a minha, têm paredes de cinquenta centímetros que deixam o calor lá fora.

O tricot torna-se lento, a costura delicada, com tecidos frescos, ligeiros.

Tenho estado a tricotar uma Anker's Sweater um desenho da Petite Knit, que acho interessante, mantendo-se muito simples. No fundo a gola consiste numa sucessão de canelados com aumentos intercalados. No corpo fiz mais alguns aumentos para que seja larga em baixo. Estou a fazê-la comprida, quero sentir-me bem quente quando a usar.

   Ankers sweater , fio  Brusca  da Rosa Pomar.

Ankers sweater, fio Brusca da Rosa Pomar.

Escolhi um fio novo, da Rosa Pomar, e não podia estar mais contente. Este novo fio, o Brusca, mistura lã saloia com merino branco e preto e tem um toque muito bom, além disso a cor seduziu-me assim que a vi, talvez pela mistura de lã preta e branca.

IMG_7853.JPG

Comecei a fazer um vestido de verão, quero que seja largo mas com formas e escolhi um modelo da Deer and Doe que temos na loja. A construção do corpo do vestido é muito engraçada, e simples. Como cada metade da frente se divide em 3 triângulos há um jogo de costuras e simetria que é um pequeno desafio e impede que seja só mais um vestido de alças. Cortei a saia mais comprida para ficar pelo meio da perna. O tecido foi este.

  Deer and Doe, vestido  Centaurée  em  rayon Art Gallery

Deer and Doe, vestido Centaurée em rayon Art Gallery

IMG_8355.JPG

O verão é a altura da praia mas também da serra e como este ano choveu, há água nas ribeiras. Os dias na serra são longos e silenciosos e os banhos de água doce e gelada têm um sabor diferente. Procurar rãs e tartarugas é um entretenimento sem fim e há fresco à volta, fresco bom para umas carreiras de tricot, para um livro novo de um detetive antigo, para conversar devagar.

fullsizeoutput_1deb.jpeg
  Loulé, Algarve.

Loulé, Algarve.

A Inês desenha momentos que vivemos para o seu projecto de verão, tornando assim as memórias ainda mais memoráveis.

fullsizeoutput_1ded.jpeg
  Principio de uma aguarela da  Inês .

Principio de uma aguarela da Inês.

E há as feiras, por esse Algarve fora, cheias de velharias, cestos, legumes, galinhas e coelhos, tudo com cheiro a farturas e frango assado, a despertar todos os nossos sentidos e a fazer-me trazer para casa aquele cesto essencial, de que na verdade não preciso ;)

  Na feira de Quelfes, Algarve.

Na feira de Quelfes, Algarve.